sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Conheça a trajetória vocacional dos 4 diáconos que serão ordenados neste sábado (2)

Diácono Rafael Andrei Romitti Liberalesso

Nasci em 20 de outubro de 1994 em Erval Seco/RS, sou o filho mais velho de Altair Cezar Liberalesso e Rudinéia Romitti Liberalesso, tenho 4 irmãos: Renata, Giovana Antônia, Adrian Miguel e Pedro Gabriel. Fui batizado em 11 de novembro de 1994 na capela Santa Cruz na Linha Capivara Baixa em Erval Seco, localidade onde meus pais residem até hoje. Após o ensino fundamental ingressei no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), onde no 2º ano após rezar e meditar muito decidi conhecer o Seminário Diocesano por incentivo de uma leiga vicentina que trabalhava no colégio, desde o primeiro momento tive o apoio de minha família e amigos no meu sim a Deus, fiz o Estágio Vocacional nesse mesmo ano e assim decidi ingressar de imediato no seminário afim de concluir o 3º ano do ensino médio no Seminário Menor no ano de 2011. 

Neste mesmo ano, no primeiro semestre, não fui para o Seminário como havia combinado com a formação, mas sim respondendo o convite fui morar com o bispo Dom Antônio e ajudá-lo como Cerimoniário episcopal acompanhando-o nas missas pela Diocese, então no segundo semestre fui viver a experiência de residir no Seminário Menor.  No ano de 2012 cursei o ano Propedêutico também em Frederico Westphalen/RS. Em 2013 iniciei a faculdade de Filosofia no Instituto de Filosofia Berthier (IFIBE) em Passo Fundo/RS, residindo em nosso Seminário no Bairro Victor Issler. 

Comecei a Teologia no ano de 2016 na PUCRS em Porto Alegre, continuando minha formação no nosso Seminário Maior em Viamão, neste período fiz meu trabalho pastoral na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo (2016-2017), na Paróquia São José de Anchieta, Vila Duque, em São Leopoldo (2018), e também, já exercendo o ministério de diácono, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Bairro Santo Afonso, de Novo Hamburgo (2019). Só tenho a agradecer ao clero, aos consagrados e leigos que tive a grata satisfação de conhecer e junto trabalhar, a todos meu muito obrigado!  Dom Antônio Carlos me designou como vigário da Paróquia Nossa Senhora da Paz de Seberi, onde com muita alegria inicio o ministério ao lado de dois padres que foram e são muito importantes para mim, já que ambos, Pe. Evandro e o Pe. Marco Antônio, foram meus formadores no Seminário. Também fui designado para prestar meus serviços junto do Movimento de Emaús, no qual sou o responsável diocesano, assim como também membro da Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese.  

Escolhi como lema sacerdotal “OMNIA IN BONUM” “Tudo é para o bem”, conforme se encontra em São Paulo aos Romanos, “Tudo concorre para o bem dos que buscam à Deus” (Rm 8,28). O Apóstolo busca incutir e exortar na mente e no coração dos cristãos de Roma como a vida, quando tornada um constante colocar-se na presença do Senhor, torna-se uma continua ação de graças ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Ou seja, quando vivemos na presença de Deus as alegrias, contradições e sofrimentos são ocasião de santificação. Peço a todos que rezem por mim, para que Deus me mantenha sempre na sua Graça, afim de exercer tão sublime vocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário