terça-feira, 23 de novembro de 2010

Os 50 anos da Paróquia São José Operário

Mais antiga que Alvorada, a Paróquia São José Operário completa, em 25 de dezembro, 50 anos de fé, trabalho e evangelização.

Neste período surgiram outras paróquias, como Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora da Saúde e Santa Hedviges, todas fruto do trabalho da pioneira que agora completa seus 50 anos.

Para comemorar toda essa história, em 2010 diversos eventos marcaram o cinquentenário da Paróquia com a participação das pastorias e movimentos que atuam em diversos bairros. A cada mês uma programação especial marcou o ano do Jubileu de Ouro envolvendo a Igreja Matriz e suas quatro capelas: São Francisco de Assis, Nossa Senhora Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Carmo e Santa Clara.

Tudo iniciou com a comemoração dos 15 anos de Ordenação Sacerdotal do padre Luiz Inácio Flach, o Padre Lula, em janeiro. Em fevereiro uma grande missa de São Brás. A imagem de São José chegou em todas as capelas em março, e abril preparou as comunidades para o grande momento de maio, a Festa do Padroeiro São José Operário. Em junho, Corpus Christi foi especial neste Ano Jubilar, quando iniciou a visita do estandarte com a imagem do Padroeiro às escolas do município, se estendendo até julho. Em agosto foi o mês do Retiro dos Coroinhas, iniciativa inédita na comunidade. O aniversário de Alvorada foi lembrado e comemorado em 17 de setembro e em outubro o Terço foi rezado diariamente na Matriz. Finalmente, em novembro, acontecem as festividades do Jubileu de Ouro, com Novena Celebrativa que vem acontecendo diariamente desde a última sexta, 12/11, e que culmina (culminou) neste domingo, 21 de novembro, com Missa Festiva, celebrada peo pároco Padre Lula. Após, almoço com o tradicional churrasco e, de sobremesa, o Bolo de São José.

Novena - A preparação para a grande festa desse ano Jubilar teve início no dia 12 de novembro com o tema central: 50 anos de Paroquialidade. Cada dia foram desenvolvidos sub temas em missas celebradas por padres convidadeos e que fizeram parte da história de São José Operário. Entre eles o padre Adilson Corrêa da Fonseca, o padre Luciano Royer, o padre Alex César Suris, padre Antônio Wartha (que reencontrou seus paroquianos após 28 anos), padre Emílio José Lunkes, Dom Remídio José Bohn, padre Moisés Antônio Dalcin, padre Werno Jacó Weber e padre Cirineu Furlanetto, além do padre Luis Inácio Flach.

Jubileu - No Antigo Testamento no Livro do Levítico existem relatos do ano Jubilar. O número 50 está ligado ao número da perfeição, sete - 7x7=49, sendo o quinquagésimo ano Santo. "Assim, 50 anos representa um ano de Graça. misericórdia e perdão, um ano de olhar para si, para as pastorais, serviços, comunidades e famílias e refletir, de olhar para a Igreja com mais carinho e comprometimento e, então, celebrar a bênção de Deus com mais fé, esperança e caridade, declarou o padre Adilson no primeiro dia da Novena.

Além de ser um ano de muitas festividades, é importante recordar a obra de Deus, de tudo que Ele operou na história da comunidade; realizar obras de cunho espiritual e material; é um ano de renovar a bênção, receber o perdão e afastar a maldição que possa estar presente e tempo de conversão.

Dentro dessa linha de Missão Evangelizadora, a Paróquia possui hoje certa de 100 catequistas que desenvolvem um trabalho voluntário junto aos jovens da Primeira Eucaristia e Catequese e prepara os casais na Catequese do Casamento e Batismo, dirigida a pais e padrinhos. Dentro da Ação Social, a Diaconia Madre Teresa de Calcutá atua nas Pastorais da Criança, da Pessoa Idosa e da Saúde, além do Projeto Margarida, que distribui cestas básicas.

Há ainda a doação permanente de roupas, o Banco de Alimentos, confecção de cobertores e artesanato, além dos cursos de preparação ao trabalho, dirijido aos jovens. As informações da Paróquia e a cobertura completa do período do Jubileu de Ouro estão no site www.paroquiasaojoseoperario.org. Informações na secretaria, fone (51) 3483.1342.

Fonte! Texto publicado no Jornal A Semana de Alvorada (RS). Edição 1.101, de 19 a 25 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário