A Arquidiocese de Porto Alegre dá seguimento a ordenação sacerdotal dos diáconos da turma de 2024. A paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Alvorada, acolherá a comunidade para celebrar o ingresso ao ministério ordenado do candidato Charles Sebastian Kremer Kruel, 26 anos, no dia 21 de junho. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, preside a Santa Missa, que tem início às 20h.
Confira entrevista com o diácono Charles
Quais são as suas primeiras lembranças de vivência na Igreja?
Diácono Charles - Desde jovem, percebia na missão do Padre um zelo e um cuidado com os que mais necessitam. Isso foi tocando a minha vida e a minha história, pois lá no meu bairro, o Padre sempre se fez muito presente na vida das pessoas, através do auxílio com os que mais precisam, o cuidado com questões básicas do dia das pessoas, e o zelo pelas coisas de Deus. Me recordo bastante dos momentos desde jovem acompanhando a mãe na Igreja, sendo coroinha, depois realizando a minha catequese de primeira Eucaristia.
A sua família apoiou a decisão de ingressar no Seminário?
Diácono Charles - Meus pais sempre me apoiaram na decisão de querer ser Padre. Mas no início, como o meu despertar vocacional foi cedo, eles tinham um pouco de receio se era de fato que eu queria ou iria trilhar. Mas com o passar do tempo, Deus foi ajeitando tudo com muito carinho e cuidando da minha família e zelando por eles.
Como foi a reação dos amigos à decisão de entrar no Seminário?
Diácono Charles - Na minha escola de Ensino Fundamental, na época quando comentei que iria ser Padre, muitos ficaram chocados e até um tanto engraçado, mas com os demais amigos, as coisas foram tranquilas, me recordo de participar ainda de um grupo de jovens paroquial que havia na minha Paróquia, e ali também ter o apoio dos amigos da Igreja.
Quais lembranças mais marcantes do período na filosofia e teologia?
Diácono Charles - Ainda antes, como entrei no Ensino Médio, me recordo muito dos irmãos que lá criei. Muitas histórias, partilhas, vivências da minha juventude que ficaram gravadas na minha, incluindo o Propedêutico. Já no Discipulado e na Configuração, muitos momentos foram importantes no convívio com os irmãos que vamos criando. Me recordo com carinho dos momentos de confraternização, acampamentos, passeios, momentos que transbordam a formação somente intelectual e entram na nossa formação humana. Retiros, palestras, que nos ajudam espiritualmente. Mas ainda mais profundamente, os momentos com os amigos. Na Pandemia de COVID-19, ficamos por um bom tempo recolhidos em casa. Nesse período, me recordo dos momentos com os amigos, das coisas simples e bonitas que a vida vai nos dando.
Quais sacerdotes marcaram a sua caminhada de fé na Igreja?
Diácono Charles - Guardo com carinho alguns padres, que me fizeram participante da vida de fé na Igreja. Me lembro do Pe. José Antônio Heinzman que é o sacerdote que eu tenho uma lembrança mais do início da minha vida, depois um padre muito querido, que foi um dos grandes incentivadores da minha Vocação, que hoje é Bispo Auxiliar de nossa Arquidiocese, Dom Darley Kummer, foi meu pároco, e contribuiu e muito para que eu fosse quem eu sou hoje. Depois Pe. Ângelo Bohn, que me levou para o Kairós, e me animou também durante a catequese. Pe. Diego Garcia, também meu pároco, e o Pe. Luís Carlos Almeida, meu atual Pároco. Teriam mais alguns, que também marcaram a minha trajetória.
Paróquias onde realizou pastoral?
2016 - Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Viamão
2017 - Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia - Porto Alegre
2018- Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário - Porto Alegre
2019- Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus - Porto Alegre
2020-2021 - Paróquia Menino Jesus de Praga - Porto Alegre
2022 - Animação Vocacional Kairós
2023 - Paróquia Nossa Senhora da Salette - Porto Alegre
2024 – Paróquia Santo Antônio – Alvorada
Nenhum comentário:
Postar um comentário