Participantes da Romaria do Terço dos Homens na missa do Santuário Nacional Aparecida 2024. | Crédito: Nathália Queiroz / ACI Digital.

Homens de todo o Brasil se preparam para viajar a Aparecida (SP) para participar da 17ª Romaria do Terço dos Homens que vai de sexta-feira (14) a domingo (16) no Santuário Nacional Aparecida. Com o tema “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança” a organização espera a participação de cerca de 100 mil homens esse ano.

“O número é bom, é expressivo, mas o que mais importa aqui pra nós é a devoção, o amor à Nossa Senhora, à Igreja de Jesus Cristo através do movimento Terço dos Homens”, disse à ACI Digital o secretário-geral do Terço dos Homens no Brasil, Glayson Lozer.

“É um sinal indelével do Espírito Santo sobre nós, é um sinal de muita graça ver um mar de homens rezando o rosário, caminhando junto com Nossa Senhora Aparecida”, disse Glayson.

“É uma travessia árdua por rios e estradas e a gente entende isso como o sensus fidei, o sentido da fé, que traz esses homens de lugares tão longínquos, do Brasil inteiro, para chegarem à casa da Mãe Aparecida, em união da fé, para rezarmos”, disse.

O tercista Divaldo Barreto Santana Lima, 41 anos, vai percorrer cerca de 1,5 mil quilômetros de Feira de Santana (BA) a Aparecida junto com o seu grupo do Terço dos Homens. Ele contou à ACI Digital que sofreu um acidente em uma usina de concreto em 2022 e teve que amputar uma perna e um braço. O médico pediu que aguardasse 72h para ver se precisava amputar o outro braço, mas “Deus poderoso não deixou que isso acontecesse. Agradeço a Deus e a Nossa Senhora todo dia pela vida, por essa oportunidade que Ele me deu”.

“A oração do terço me dá muita força, sempre peço a Nossa Senhora a força não só para mim, mas para os meus amigos e familiares. Ir para a romaria vai ser um momento maravilhoso”, concluiu.

Homens transformados pela oração do terço

Glayson contou que são muitos os testemunhos de homens transformados por causa da oração do terço. Ele disse que certa vez uma mulher ligou para agradecer pois depois de começar a participar do terço dos homens o seu marido havia mudado. “Aquele marido, teve uma mudança radical dentro da sua própria casa, simples gestos de não mais deixar a toalha molhada em cima da cama, passar a ajudar nas tarefas de casa, a lavar a louça, a ser mais carinhoso com os filhos. Até a sua relação com a esposa foi transformada, e isso é motivo de muito orgulho para nós”.

“Nós não temos dúvida das transformações que acontecem na vida dos homens do terço, desde o homem mais simples, mais humilde, ao com melhores condições. Não importa, a condição social, nem a cor da pele, o que importa é que a partir do momento em que o homem entra na Igreja para rezar, a paz e o bem estão no coração daquele homem”, disse Glayson.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Nós temos certeza de que Nossa Senhora vai nos tornar justos diante de Deus. E o terço dos homens é esse braço, esse braço forte da igreja no Brasil, que está aqui para ajudar a salvar almas, como Nossa Senhora nos pede na oração, levai as almas todas para o céu”, continuou.

A romaria ao Santuário Nacional Aparecida acontece todos os anos, mas segundo Glayson, “a desse ano é especial por ser o ano santo jubilar na Igreja. O tema foi escolhido em sintonia com o Jubileu da Esperança de 2025”. Ele também lembrou que tanto a basílica histórica, como a basílica maior receberam o título de igrejas jubilares, portanto, os tercistas que as visitarem podem lucrar indulgências plenárias.

Os fiéis podem lucrar a indulgência plenária na visita às igrejas jubilares desde que participem na missa, ou na via-sacra, ou na recitação do terço, ou do hino Akathistos, ou em uma celebração penitencial no local. Também precisam cumprir com as condições habituais que são a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração pelas intenções do papa.

A programação

A romaria começa na sexta-feira (14) com a acolhida dos homens às 18h30 e a missa de abertura às 19h30 no altar central da basílica. Logo depois, na Tribuna Papa Bento XVI, tem a procissão luminosa e a renovação do compromisso missionário. Durante toda a noite acontece a vigília de oração na Capela do Santíssimo.

O sábado começa com a missa solene às 7h30 na Tribuna dom Aloísio Lorscheider. Às 14h os homens se reúnem no altar central do santuário para rezar o terço solene e fazer a consagração a Nossa Senhora.

No domingo, a missa de envio será às 8h e a missa de encerramento às 18h, ambas no altar central da basílica.

Veja a programação completa aqui.

Fonte! Sítio ACI Digital, por Nathália Queiroz, publicado no dia 12 de fevereiro de 2025: https://www.acidigital.com/noticia/61275/brasileiros-de-todo-o-pais-se-preparam-para-romaria-do-terco-dos-homens-em-aparecida

Nathália Queiroz

Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).

Esta é uma publicação da PASCOM - Pastoral da Comunicação da Paróquia Santa Hedviges, de Alvorada - RS.