segunda-feira, 14 de abril de 2014

SEMANA SANTA

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que termina no Domingo de Páscoa. A partir daí começa um novo ciclo na dinâmica de vida dos Cristãos. A fé em Deus tem sustentação na realidade da Ressurreição de Jesus Cristo. Isto significa que Deus age na história e convoca a todos para defender a vida, a natureza e a dignidade da pessoa humana.

Na semana Santa Jesus Cristo é contemplado como aquele que enfrenta a perseguição, a condenação, a paixão e morte. É um despojamento da condição divina, tomando forma humana para elevar o ser humano à dignidade e a possibilidade de encontro com o Senhor da vida. Os ramos são a exaltação daquele que entrega a vida no caminho da paixão e da cruz.

A Semana Santa deve ser um tempo de recolhimento, de interiorização e de abertura do coração e da mente para o Deus da vida. Significa fazer uma parada para reflexão e reconstrução espiritual, essencial para o equilíbrio emocional e segurança no caminho natural da história de vida com mais objetividade e firmeza.

Viver a Semana Santa supõe entrar no clima que ela vem propor. Aí Jesus aparece como  o servo sofredor, abandonado pelos amigos mais próximos, mas enfrenta tudo sem perder de vista a fidelidade do projeto divino, concretizando sua missão.

Na Semana Santa devemos associar ao sofrimento de Cristo o mesmo que acontece com muitas famílias e pessoas violentadas nos dias de hoje. Podemos falar da violência com armas, dos acidentes de transito, dos vícios que ceifam muita gente como o álcool, as drogas etc. Há momentos em que as pessoas passam por dificuldades e desespero, sem animo para agir, necessitando de um processo de construção da esperança perdida. Elas devem  contar com a manifestação amiga e solidária de Deus. Mas é necessário assumir a Semana Santa como um momento de Fé e confiança naquele que é capaz de reconstruir a verdadeira vida.

É importante não se sentir desprotegido e desamparado por Deus, assim é possível caminhar de cabeça erguida e com capacidade de superar todo tipo de obstáculos como a incompreensão e injurias. A palavra de Deus deve ser o alicerce para quem nela busca o amparo e força para agir com confiança e coragem.

As dificuldades encontradas não são um fracasso e nem um caminho sem saída, elas nos levam a firmar a esperança na luta por uma vida digna e sem obstáculos intransponíveis.  Foi o que aconteceu com Cristo no trajeto da paixão culminando com a morte na cruz passando por diversos atos de humilhação a ponto de ser crucificado entre malfeitores.

Jesus foi traído e vendido como escravo, negado e condenado a morrer na cruz, foi maltratado, açoitado, esbofeteado, insultado e cuspido e nesse momento pode revelar sua verdadeira identidade, mostrando que nenhum sofrimento o fez desistir de sua missão e nem ter atitude de vingança. Jesus deixou claro que o perdão é mais forte do que a vingança. Devemos aprender com ele a olhar a vida de forma positiva, sabendo que nosso destino é projetado para a eternidade em Deus.

Edenilson  I Pascom I Paróquia Santa Hedviges

Nenhum comentário:

Postar um comentário