quinta-feira, 14 de março de 2013

Dom Jaime Spengler destaca a surpresa e alegria na eleição do Papa Francisco

A Igreja Católica tem um novo Papa. O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, foi eleito o novo Pontífice Romano nesta quarta-feira, dia 13 de março e será chamado Papa Francisco. Na Arquidiocese de Porto Alegre, a notícia foi recebida com surpresa e alegria. O bispo auxiliar e administrador da Cúria Metropolitana, Dom Jaime Spengler, recebeu a imprensa e comentou a eleição do novo Vigário de Cristo na terra.

Após fumaça branca surgir na chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, Dom Jaime acompanhou o anúncio do novo papa pela TV, junto com os funcionários da Cúria Metropolitana e jornalistas da capital. Quando o nome foi divulgado, houve surpresa e a alegria pela escolha.

Para o bispo auxiliar, a escolha é, antes de tudo, uma inspiração de Deus: “Pra nós expressão, sem dúvidas, de uma inspiração do Espírito de Deus. Um segundo dado, é o de ter sido eleito um irmão nosso da Argentina. Foi uma surpresa bastante grande. Já tínhamos sidos surpreendido semanas atrás com a renúncia do Papa Bento XVI e, hoje, estamos sendo surpreendidos novamente com a eleição do cardeal Bergoglio como Papa”, disse.



Dom Jaime destacou que o fato do Santo Padre ser um latino-americano, é sinônimo de uma grande responsabilidade e corrobora com a forte presença de católicos nessa região: “Certamente para nós é motivo de orgulho, mas também é uma chamada, eu diria, a uma maior responsabilidade por ter um latino-americano como Bispo de Roma, como Papa da Igreja Católica. Isso diz, sim, de uma responsabilidade não só dele, mas do povo latino-americano” .

Sobre os desafios do novo sucessor de São Pedro, Spengler ressaltou o reforço do diálogo efetivo: “Hoje se apresentam vários desafios de diversas partes do mundo e de setores da Igreja: um diálogo mais efetivo com a sociedade, uma linguagem mais de acordo com as expectativas e uma palavra mais contundente, capaz de levar a mensagem do Evangelho aos diversos setores da sociedade de hoje. A nível interno da Igreja, existem várias vozes solicitando mais transparência, maior eficiência nas decisões tomadas e há uma solicitação pelas participação das conferências episcopais nas grandes decisões da Igreja”.

O bispo também lembrou que a missão do Papa Francisco é o de guiar a Igreja para oferecer respostas a um mundo inserido no fenômeno da mudança de época. Tal cenário - disse Dom Jaime – traz uma série de reflexões que merecem reflexões, debates e estudos: “Nós que vivemos na Igreja e na sociedade nos vemos confrontados com isso. Aquilo que nós tínhamos como valores, referências e referenciais seguros para nós, para os nossos filhos, hoje são discutidos, colocados em cheque e questionados. Então, o ato de ir ao encontro dessa realidade, é o desafio da Igreja”.

Papa Francisco, o nome – “O novo Papa escolheu um nome significativo - Francisco. É preciso saber se a inspiração foi em São Francisco de Assis. Ele foi um dos responsáveis por um movimento de renovação muito grande e muito consistente na Igreja da Idade Média”, finalizou Dom Jaime.
 
Fonte! Sítio da Arquidiocese de Porto Alegre - RS, publicado no dia 13 de março de 2013: http://arquidiocesepoa.org.br/paf.asp?catego=1&exibir=3348

Nenhum comentário:

Postar um comentário