quarta-feira, 4 de agosto de 2021

A alegria do amor na família!

Créditos! https://www.diocesesaocarlos.org.br/

Esse é o tema da Semana Nacional da Família proposta pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Esse ano, a inspiração para celebrar a Semana da Família vem da exortação apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia (que significa “a alegria do amor”). Essa exortação pós sinodal (ou seja, feita a partir da reflexão dos Bispos representantes do mundo inteiro com o Papa e muitos leigos sobre a bela vocação e missão da família na Igreja e no mundo nos dias de hoje) completou cinco anos e por isso o sucessor de Pedro convocou a Igreja a viver um ano especial: o “Ano Família Amoris Laetitia”, que começou no dia de São José, 19 de março e vai até junho de 2022, no Encontro Mundial das Famílias, em Roma.

Talvez a primeira pergunta que surge é: por que celebrar uma semana da família? Por inúmeras razões, certamente, mas uma pode nos motivar: para relembrar a importância da família cristã para o mundo! A família católica não é constituída apenas por pessoas que se amam e se querem bem (supõe o amor, é claro), mas é mais: a família tem a missão de fazer o divino penetrar no mundo, santificando o mundo... o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira.  A família é como uma pequena Igreja e por isso é missionária, pois Jesus deu a Igreja a missão de continuar o que Ele começou! A missão da família é tão grande e importante que ela é também a Igreja onde está: se em algum lugar não há uma capela ou uma igreja, a Igreja está lá também quando há uma família católica. Uma família católica é santificada pela Igreja e a santifica também. Viver isso tudo é viver a alegria do amor na família!

Recentemente, em um vídeo o Papa Francisco disse que o matrimônio é dom precioso, imagem do amor de Deus por nós: isso não significa que o amor entre os cônjuges tem que ser perfeito. Ninguém é, mas o amor entre os cônjuges é um processo dinâmico que continua e melhora ao longo da vida inteira. Por isso o matrimônio requer fidelidade: o amor é para sempre! Quando o mundo vê uma família muito normal e muito católica, de alguma forma, vê Deus.

A Semana da Família é celebrada sempre em um contexto vocacional: acontece na segunda semana de agosto, mês das vocações (esse ano, de 8 a 14). E é muito oportuno que seja assim, pois a vida familiar é uma vocação muito bela e importante, que veio do coração de Jesus que elevou a união natural entre homem e mulher à dignidade de Sacramento! Por isso, quando um homem e uma mulher decidem se unir como uma família, precisam antes disso ter decidido por viverem sua vocação à santidade (recebida no Batismo) de uma maneira muito específica: como família!

O homem e a mulher, sozinhos, não são capazes de construir algo “para sempre”! Pois essa é uma característica de Deus, é só Ele é eterno. Por isso o Senhor instituiu o Sacramento do Matrimônio, para dar a nós essa graça que é sua! Assim é o amor de Deus: Ele nos dá o que é seu pois precisamos dele: deu ao homem a capacidade de perdoar pecados no Sacramento da Confissão; deu o poder de transformar um pedaço de pão e um pouco de vinho no seu Corpo e no seu Sangue; ao marido e mulher a graça do “para sempre” e ainda mais: a graça de serem co-criadores na sua união de intimidade, pois esse também é um poder divino, o de criar. Os casais têm à sua disposição a força dos Sacramentos, também o do Matrimônio, todos os dias, sob seu teto! Celebre-se, então, o Sacramento do Matrimônio todos os dias! Só um Deus que nos ama tanto para dar poderes que são seus a nós, criaturas tão frágeis e limitadas. Carregamos esse tesouro em vaso de barro, na fragilidade que nos é característica. Mas não podemos nos deixar levar pelo medo, pois a vocação que o Senhor nos deu também é sua e Ele sustenta aqueles que chama! E se Deus quer, nós podemos! Tenhamos coragem de sonhar grande, sonhar os sonhos de Deus para nós, de viver essa corajosa fidelidade para podermos viver o amor na família no mundo de hoje!

Vamos viver e celebrar bem essa semana da família? A Paróquia preparou uma programação muito especial para ajudar. Vale a pena conferir e participar! “Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! Aquilo que se nos promete é sempre mais. Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida” (Papa Francisco, Amoris Laetitia, n. 325).

Fonte! Texto do Seminarista Marcus Ceratti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário