![]() |
Créditos! Nelson Pereira / Ascom |
Com muita alegria e simpatia, Dom Jaime respondeu às perguntas dos jornalistas, demonstrando serenidade e gratidão por ter participado de um processo tão significativo para a Igreja.
Ao falar sobre o novo Papa, agora oficialmente intitulado Papa Leão XIV, Dom Jaime o descreveu como “um homem centrado, que olha nos olhos, de presença atenta e profundamente pastoral”. Segundo o cardeal, o novo pontífice transmite confiança e escuta com genuíno interesse, características marcante. Falou também sobre a relação do nome escolhido pelo Papa. Segundo o Cardeal, a escolha do nome carrega um forte simbolismo, remetendo a dois pontífices que marcaram a história da Igreja: Leão XIII e Leão I. Leão XIII é lembrado principalmente por sua contribuição ao pensamento social da Igreja, especialmente com a encíclica Rerum Novarum, que lançou as bases da Doutrina Social. Já Leão I, considerado um Doutor da Igreja, que ficou conhecido por sua liderança firme diante das ameaças ao cristianismo e por sua teologia sólida. Ao adotar esse nome, o novo Papa parece querer unir o espírito de diálogo com o mundo moderno à fidelidade doutrinal e à coragem pastoral.
Dom Jaime também compartilhou detalhes do ambiente no conclave, destacando o clima de oração, fraternidade e discernimento entre os cardeais. “Foram dias intensos, mas de profunda espiritualidade”, afirmando que sentiram a ação do Espírito Santo conduzindo cada passo.
A coletiva marcou o retorno de Dom Jaime ao Brasil com a missão renovada de seguir servindo a Igreja em comunhão com o novo sucessor de Pedro.
Fonte! Sítio Oficial da Arquidiocese de Porto Alegre, por Greice Pozzato, em 20 de maio de 2025: https://www.arquipoa.com/noticias/dom-jaime-cardeal-spengler-fala-a-imprensa-sobre-o-novo-papa
Nenhum comentário:
Postar um comentário