sexta-feira, 24 de março de 2017

Novo Santuário de Fátima em Porto Alegre será inaugurado dia 13 de maio

Visa área da obra, que será inaugurada em maio. Foto: divulgação
Com a presença da imagem peregrina vinda de Portugal, será inaugurado, no dia 13 de maio, o novo Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Porto Alegre. Localizado junto ao Instituto São Francisco, na zona Norte da Capital, a abertura do espaço ocorrerá no dia do Centenário das aparições de Fátima.

VÍDEO: ARCEBISPO DOM JAIME SPENGLER CONVIDA PARA A INAUGURAÇÃO

Em preparação à inauguração, de 1º a 12 de maio ocorrerá uma trezena, com missas sempre às 9h, 16h e 19h30min. Nesse período será realizada uma peregrinação da imagem de Fátima pelas escolas das redes municipal e estadual que integram a Paróquia Estudantil.

No dia 13 a celebração de inauguração será às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e concelebrada pelo reitor do Santuário, Pe. José Luiz Schaedler, presbíteros que atuam na Paróquia Estudantil, comunidades vizinhas, seminários e escolas da Rede São Francisco.

A partir do dia 14 de maio, a imagem de Fátima irá peregrinar pelas paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre, contemplando todos os vicariatos da Região Metropolitana. 



Santuário terá capacidade para 400 pessoas sentadas
Foto: Amanda Fetzner Efrom
Saiba mais sobre o novo santuário
- O santuário terá capacidade para 400 pessoas sentadas.
- O custo da construção deverá chegar a R$ 4 milhões e deve ficar completamente concluída em 28 de abril de 2017.
- O espaço é todo revestido em pedra, com vitrais e rosáceas artisticamente projetados, forro, portas e bancos de madeira.
- Na parte inferior da Igreja estão sendo construídas as salas de catequese e um auditório.
- Junto do prédio da administração, haverá uma réplica da Capelinha das Aparições de Fátima, que será um ambiente para reflexão, busca pela paz, religiosidade e oração do terço.
- Outra parte do complexo é um espaço para 26 santos populares, onde as pessoas poderão fazer seus pedidos, orações, acender velas.
- A nova casa paroquial terá cinco suítes e uma capela para acolher os sacerdotes e religiosos que forem trabalhar no santuário, bem como aqueles que vierem fazer celebrações aos finais de semana, romarias e datas festivas.
- Para homenagear a Mãe de Fátima, o Frei Luiz Carlos Susin compôs um hino, lançado em outubro do ano passado.



Histórico
- A paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada no dia 23 de fevereiro de 1956, pelo então arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer.
- Em 15 de setembro de 1989 a paróquia foi elevada a Santuário Nossa Senhora de Fátima pelo arcebispo Dom Altamiro Rossato, a pedido da comunidade que era, em maioria, de origem lusitana.
- A imagem peregrina de Fátima, de Portugal, visitou o santuário três vezes: maio de 1992, setembro de 2002 e maio de 2003.
- Em 24 de março de 2002 foi instalada junto ao Santuário, pelo arcebispo Dom Dadeus Grings, a primeira paróquia estudantil do Brasil.
- As estruturas prediais do santuário mostraram sinais de comprometimento em 2008 e, por questões de segurança, as missas começaram a ser realizadas no Salão de Eventos.
- Em 2009 optou-se pela construção de um novo espaço, após aquisição e doação, por parte da mantenedora da Rede de Escolas São Francisco, de oito terrenos. Em contrapartida, o espaço do antigo Santuário seria otimizado para a escola.
- Uma campanha junto aos peregrinos devotos foi lançada em 2010.
- Em 2011 ocorreu o lançamento da pedra fundamental pelo então arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings.
- A mantenedora adquire mais cinco terrenos dando, assim, possibilidade de construir um complexo maior, a fim de atender às necessidades futuras.
- A inauguração será no dia 13 de maio de 2017, dia do Centenário das Aparições de Fátima, com a presença da imagem peregrina vinda de Portugal. 


Fonte! Mensagem remetida por email pela PASCOM da Arquidiocese de Porto Alegre - RS: pascom@arquidiocesepoa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário