sábado, 19 de março de 2011

CATEQUESE! Inscrições

As inscrições para as Catequeses:
> da Primeira Comunhão

> da Crisma

Serão do dia 22 de março até o dia 16 de abril

> Documento: Certidão de nascimento

> Horário: na Secretaria da Paróquia- das 13h30min às 17h30min.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Dizimistas Aniversariantes do mês de Março!


Eis os paroquianos, devotos, dizimistas que estarão apagando velinhas no mês de março. A todos, votos de saúde, paz, felicidades pelo seu aniversário:

> Alex Sandro de Assis - dia 24
> Ana Lúcia M. Lima - dia 12
> Ana Regina Mesquita - dia 31
> Anadir Bernardi - dia 18
> Araci Skorwoki - dia 09
> Caroline Souza - dia 21
> Cirica Dias - dia 22
> Edina dos Santos - dia 26
> Irmã Silvana - dia 04
> Ivanete Barnardi - dia 10
> Jaqueline Cerbaro - dia 13
> José Cândido Martinas
> Márcia Domingos - dia 10
> Mario José Lise - dia 03
> Nelci Wolff - dia 04
> Nilsa Ruaro - dia 07
> Olinda Gonçalves - dia 31
> Rosicleia Feltrom - dia 02
> Santos Dumont - dia 23
> Santa Elveni Santos Rios - dia 08
> Thais Inês Santos - dia 03

sábado, 12 de março de 2011

Programação na Matriz e nas Capelas!

Paroquianos e Devotos: eis a programação da Igreja Matriz e nas Capelas:

> Dia 16 de março - quarta-feira (Dia de Santa Hedviges)
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz
- às 20h - Reunião do E. V. P (Equipe Vocacional Paroquial)

> Dia 17 de março - quinta-feira:
- às 20h - Reunião da Equipe dos Cinco do ECC (Encontro de Casais com Cristo)

> Dia 18 de março - sexta-feira:
- às 19h - via sacra na Igreja Matriz

> Dia 19 de março - sábado (Santa Missa das Margaridas Solidárias e do Quilo):
- às 8h30min - Formação de novos ministros - Vicariato de Gravataí;
- às 17h30min - Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz.

> Dia 20 de março - domingo (Santa Missa das Margaridas Solidárias e do Quilo):
- às 8h30min - Celebração na Capela Nossa Senhora das Graças;
- às 10h - Santa Missa com batizados na Igreja Matriz;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz.

> Dia 23 de março - quarta-feira:
- às 19h - Celebração com bênção da Saúde, na Igreja Matriz.

> Dia 26 de março - sábado:
- às 17h30min - Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz.

> Dia 30 de março - quarta-feira:
- às 19h - Santa Missa com bênção da Saúde na Igreja Matriz.

A vida no planeta

A Campanha da Fraternidade de 2011 tomou como tema a vida no planeta, sob o lema "a criação geme em dores de parto". O objetivo é conscientizar dos problemas ecológicos mundiais, entre os quais se destacam o aquecimento global e as mudanças climáticas.

A grande pergunta que se faz é: "onde erramos?"

Não se quer, porém, ficar na simples constatação dos fenômenos, mas debater a problemática e promover ações para enfrentar o problema, a fim de preservar as condições de vida no planeta. Para isso se propõem como objetivos específicos:

- formar uma consciência ambiental, identificando responsabilidades e apontando implicações éticas;

- mostrar a gravidade e urgência dos problemas ambientais e articular ações, no plano local, regional e nacional, para vir ao encontro desta situação;

- trocar experiências e abrir caminhos novos neste campo.

Para conseguir estes objetivos, a CNBB mobiliza pessoas e comunidades e a sociedade como um todo para o protagonismo na superação dos problemas socioambientais; propõe atitudes, comportamentos e práticas, fundamentados em valores que têm, como referência, a vida no seu relacionamento com o meio ambiente; denuncia situações e aponta responsabilidades.

Não é a primeira vez que a Campanha da Fraternidade - que já acumula muitos méritos ao longo de sua história - aborda o problema ambiental. Em l979, preconizava um mundo mais humano, incentivando a preservar o que é de todos. Em l984, tratou do tema "fraternidade e vida": terra de Deus - terra de irmãos. No ano 2000, assumiu a problemática da relação entre dignidade humana e paz. Em 2002, tratou dos povos indígenas, por uma terra sem males. Em 2004, abordou o tema da água, como fonte da vida. Em 2007 viu a Amazônia na perspectiva da vida e da missão. Em 2008, pôs-se na defesa da vida.

A constatação que leva a esta campanha é que o planeta terá está com febre. Todos sabemos que, quando a temperatura de nosso organismo passa dos 36,5 graus,sente-se um mal-estar. Antigamente, para designar qualquer doença, se dizia que se estava com febre. É sintoma de que algo está errado. E como reza o princípio filosófico "eliminada a causa cessa o efeito", não basta atacar o efeito, tentando apenas baixar a febre. É preciso atacar as causas: individuá-las e combatê-las.

No caso da febre não basta um analgésico. Quando a pessoa não encontra solução adequada em seu próprio repertório, de acordo com o princípio de subsidiariedade, vai em busca de socorro. No caso é o médico. Quando uma simples consulta não dá segurança para um diagnóstico satisfatório, este manda fazer uma bateria de exames. Só depois arrisca um prognóstico: receita remédios, que vão desde uma intervenção cirúrgica até dietas; desde comprimidos, geralmente caros e com efeitos laterais não desprezíveis, até exercícios físicos...

Se nosso planeta está com febre, constatada pela elevação da temperatura global, cabe um diagnóstico e, depois, um prognóstico, do qual todos devem tomar parte. É o que esta Campanha da Fraternidade leva a fazer.

Colocamo-nos na perspectiva de Mahatma Gandhi de que "o mundo tem recursos suficientes para atender às necessidades de todos, mas não à ambição de todos".

Fonte! Coluna A Voz do Pastor, por Dom Dadeus Grings, publicada no Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS), na edição do dia 10 de março de 2011.

domingo, 6 de março de 2011

Carnaval Infaltil no Salão Paroquial

A tradicional terça-feira de carnaval, como acontece há vários anos, na nossa paróquia, é da criançada. É o evento que é direcionado para o divertimento das crianças da comunidade.

Este ano, dia 8 de março, o evento, vai iniciar às 15 anos, indo até às 20h, com muito música de carnaval. Na cozinha, salgados e na copa, muito refrigerante para so pequenos.

O valor do ingresso é simbólico, onde todos (adultos e crianças) pagarão apenas R$ 1,00.

Informações na secretaria da paróquia ou pelo fone 051.3442.7281.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O Tempo da Quaresma

Desde o século IV, cada ano a Igreja prepara seus fiéis para sua festa central, da Páscoa, com um tempo especial, chamado quaresma. A palavra indica um período de 40 dias.

A quaresma vai desde a quarta-feira de cinzas até a Semana Santa, assumida como a Grande Semana do Mistério fundamental do Cristianismo. A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos e culmina na Páscoa da Ressurreição. A quaresma visa ao crescimento espiritual. Leva a fazer o confronto entre o ideal e o real, ou seja, leva a teoria à prática, conformando a vida com a mensagem do Evangelho. Neste sentido se fala de um retiro espiritual, com destaque à oração e à penitência, sempre de olhos fixos na meta, que é a acolhida de Cristo vivo e ressuscitado.

O número 40 é emblemático. Os antigos, principalmente a partir de Pitágoras, tiraram os números do segundo grau de abstração e lhes atribuíram significados mais profundos com uma decisiva incidência na vida humana. Assim atribuíram ao número 4 o simbolismo do universo material, pelos quatro elementos que o constituem: terra, água, fogo e ar. O zero, segundo a Bíblia, significa o tempo da vida sobre a terra, com suas provações e dificuldades.

A quaresma, pelo número 40, tem uma forte ressonância bíblica: representa os 40 dias do dilúvio, os 40 anos da peregrinação dos hebreus pelo deserto; os 40 dias de Moisés e de Elias na Montanha de Deus; os 40 dias de jejum de Jesus, antes de iniciar sua vida pública; os 400 anos da estada dos judeus no Egito... Em cada um destes símbolos existe a necessidade de criar um clima novo, abrindo o coração para um grande acontecimento.

Os cristãos, durante a quaresma, se empenham em três grandes linhas de ação, que constituem o eixo da vida religiosa: a oração, a penitência e a caridade. Sintetizam a busca do reino de Deus na luta pela justiça, pela paz e pelo amor.

A tríplice linha de ação continua, com toda a validade, ainda que sempre com renovadas conotações. Antigamente se calcava no jejum e abstinência de carne, no plano da alimentação. Esta prática volta à atualidade pela necessidade de controlar o peso, cujo excesso atinge nada menos de 40% de nossa população, com graves incidências sobre a saúde pública.

Hoje esta norma se estende para campos que exasperam a cobiça humana. Envolve o uso dos bens materiais, tanto da internet quanto do automóvel, tanto da televisão quanto do cigarro, das guloseimas, drogas, diversões. Trata-se de novas formas de educação e de orientação da vida. A virtude está no meio. Procura evitar os excessos. Mas, em alguns casos, exige tolerância zero, como nos desregramentos sexuais e nas drogas. Falamos então de abstinência. Ali se assentam hoje as práticas quaresmais, numa atitude de penitência e de fé.

A quaresma, contudo, nos quer convidar à prática de duas práticas positivas, que devem caracterizar nossa religiosidade: o contato com Deus e com o próximo, respectivamente, pela oração e pelo amor fraterno. Nossa vida é feita de relação. Exige um contínuo aprofundamento para proporcionar a devida realização: relação consigo mesmo, pelo autodomínio e pelo equilíbrio de todas as tendências; relação com os outros, pelo amor fraterno, que envolve perdão, superação do ódio e da violência e uma contínua busca de reconciliação; relação com o mundo, pelo respeito à natureza e zelo pelo meio ambiente, e relação com Deus, com clareza da meta da caminhada, transcendendo as vicissitudes dos tempos. É neste contexto que se insere a Campanha da Fraternidade.

Fonte! Coluna A Voz do Pastor, por Dom Dadeus Grings, publicado no Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS), na edição do dia 03 de março de 2011.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Programação na Matriz e nas Capelas!

Informamos aos paroquianos e devotos da santinha a programção na Igreja Matriz e nas capelas, para este mês de março:

> Dia 04 de março - sexta-feira (a primeira do mês):
- às 18h - Adoração e bênção do Santíssimo na Igreja Matriz;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz;

> Dia 05 de março - sábado:
- às 17h30min - Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz;

> Dia 06 de março - domingo:
- às 8h30min - Santa Missa na Capela Santa Rita de Cássia, na Vila Torotama;
- às 8h30min - Celebração na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 10h - Santa Missa com batizados na Igreja Matriz;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz
> Dia 08 de março - terça-feira:
- das 15 às 20h - carnaval infantil no salão paroquial;
> Dia 09 de março - quarta-feira (de cinzas):
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz, com bênção das cinzas;
- às 20h - Reunião dos catequistas da 1ª Eucaristia e Crisma;
> Dia 11 de março - sexta-feira:
- às 19h - Via Sacra na Igreja Matriz;
- às 20h - Reunião dos Ministros da Eucaristia;

> Dia 12 de março - sábado - Ação de Graças (Dízimo):
- às 17h30min - Santa MIssa na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz;

> Dia 13 de março - domingo - Ação de Graças (Dízimo):
- às 8h30min - Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 10h - Santa Missa na Igreja Matriz;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz.