domingo, 30 de janeiro de 2011
Dizimistas aniversariantes de Fevereiro!
> Abrahão Rahel - dia 15
> Ana Paula - dia 22
> Alaor - dia 28
> Elizabeth Premoor - dia 25
> Eloá Fernandes - dia 14
> Evaldo Rios - dia 09
> Glória de Mello - dia 24
> Iraci dos Santos Charão - dia 05
> Jorge Luiz Costa - dia 09
> José Antônio - dia 08
> Julita Hermann - dia 28
> Larry Douglas da Costa -dia 14
> Laura /goulart - dia 22
> Jessi de Castro - dia 12
> Marcelo Pratini - dia 22
> Márcia Cardoso- dia - 06
> Maria de Lourdes Duarte - dia 12
> Maria Braga - dia 22
> Marelise Fereira Ávila - dia 26
> Nilva Machado - dia 16
> Orlando da Rosa - dia 17
> Pedro Charão - dia 27
> Terezinha Batista - dia 15
> Tio Zé - dia 17
> Vanessa Fontoura - dia 07
> Waldemar Dornfeld - dia 10
Nossa Senhora dos Navegantes

História Nossa Senhora dos Navegantes
Maria é geralmente comparada à Estrela do Mar que protege os navegantes, mostrando-lhes o melhor abrigo e também o porto da eterna salvação. Esta comparação teve início durante a Idade Média, no tempo das Cruzadas, quando os cristãos atravessaram o Mediterrâneo em demanda da Palestina, a fim de defenderem os lugares santos da profanação dos infiéis. Eles tinham sempre na memória a lembrança das terríveis travessias marítimas que enfrentavam as frágeis embarcações da época, por isso recorriam ao patrocínio de Maria, quando se viam a mercê das ondas.
No tempo das grandes navegações, esta devoção desenvolveu-se ainda mais entre os navegantes portugueses e espanhóis, que se aventuravam no oceano imenso e desconhecido. Antes da partida das caravelas, os viajantes assistiam a Santa Missa e imploravam a proteção da Mãe dos Navegadores nas perigosas jornadas de além-mar.
Inúmeras invocações eram gravadas nas popas dos barcos, os quais sempre traziam uma efígie da Rainha dos Mares no nicho do castelo de proa, iluminada por pequena lâmpada, que o fervor da marujada não deixava apagar.
Como é natural, logo chegou ao Brasil a devoção dos homens do mar, sob os vários títulos conferidos à Padroeira Celestial: Senhora dos Mares, da Boa Viagem, dos Navegantes, esta última invocação era e é a mais usada pelos pescadores, homens modestos que diariamente enfrentavam o furor das ondas à procura do sustento próprio e de suas famílias, a prova disto é que os mais conhecidos Santuários de Nossa Senhora dos Navegantes em nosso país estão situados nas zonas de pescaria.
Em todos esses núcleos de pescadores a festa da Padroeira é celebrada com animadas procissões marítimas, precedidas da embarcação que leva a Virgem Maria, talvez por esse motivo Nossa Senhora dos Navegantes seja geralmente representada de pé, dentro de uma barca, tendo o Menino Jesus nos braços. A nossa Festa de Nossa Senhora dos Navegantes tem sua tradição deste a criação da Igreja em 1953, na qual recebe o mesmo nome.
Esta festa surgiu com o intuito do povo louvar a Santa e pedir proteção pelas pessoas que navegam e se banhavam na represa, por ocasião da festa o povo mais humilde, mas de uma fé incomparável fazia seus pedidos, acendia velas e colocava na água enquanto a procissão náutica passava, tornando assim uma festa de fé e beleza.
Oração à Nossa Senhora dos Navegantes
Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Santíssima Filha de Deus, criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas não pertubem a minha embarcação e que nenhuma criatura nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso na minha viagem ou me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer torna a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranqüila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós. Amem.
Fonte! Texto e foto - www.igreja-catolica.com
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Programação na Matriz e nas Capelas

Aos Paroquianos e devotos da Santinha, eis a programação na Igreja Matriz e nas Capelas:
> Dia 19 de janeiro - quarta-feira:
- às 19h - Santa Missa com Bênção, na Igreja Matriz
> Dia 22 de janeiro - sábado:
- às 17h30min - Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz
> Dia 23 de janeiro - domingo:
- às 8h30min - Celebração na Capela Nossa Senhora das Graças
- às 10h - Santa Missa na Igreja Matriz
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz
> Dia 26 de janeiro - quarta-feira
- às 19h - Santa Missa com bênção na Igreja Matriz
> Dia 29 de janeiro - sábado
- às 17h30min - Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz
> Dia 30 de janeiro - domingo
- às 8h30min - Celebração na Capela Nossa Senhora das Graças
- às 10h - Santa Missa na Igreja Matriz
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz
sábado, 15 de janeiro de 2011
Papa João Paulo II será beatificado em maio
Milagre atribuído a pontífice refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre
O papa João Paulo II, morto em 2005, será beatificado no dia 1º de maio deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo papa Bento XVI, que aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído a seu antecessor. A data foi escolhida pela proximidade com o dia da morte de João Paulo II, 2 de abril. As informações foram confirmadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Fonte! Portal Jornal Correio do Povo de Porto Alegre - RS, do dia 14 de janeiro de 2011 - www.correiodopovo.com.br. |
Dizimistas Aniversariantes: janeiro de 2011
sábado, 1 de janeiro de 2011
Programação para o início de 2011!
