quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Você convidou Jesus para o seu Natal?

Estamos celebrando mais um Natal. Gostaria de fazer uma pergunta direta a você que lê o nosso jornal: Qual é o centro do seu Natal? Quem é a figura central em que se celebra no seu Natal? Você está mais preocupado com a sua ceia de Natal? Ou com as festas regadas à cerveja? Ou você está preocupado com o papai Noel e as árvores externas de Natal? Como você chega a esta noite de Natal e ao dia iluminado do Natal? Como um dia qualquer para muitas festas mundanas? Ou para que Jesus nasça no seu coração?

Você convidou Jesus para participar da sua ceia de Natal?

Você convidou Jesus para participar do seu almoço de Natal?

Você convidou Jesus para caminhar no próximo ano com você todos os seus dias para que os seus dias sejam iluminados pela pessoa de Jesus Cristo?

Nós devemos romper o círculo vicioso e materialista do mundo que coloca o Natal como uma simples festa mundana, de compras e vendas, de confraternização sem compromisso, e viver um Natal verdadeiramente Natal. Natal é dia de Nascimento do Redentor da Humanidade, de Nosso Salvador Jesus Cristo.

Somente há sentido em se celebrar o Natal se o aniversariante for JESUS CRISTO, o nosso REDENTOR E SALVADOR.

Convido você, querido leitor, para diante do presépio, coloque o seu olhar à inteira humanidade,destinatária da graça do segundo Adão, sempre, porém, herdeira do pecado do primeiro Adão. Não será por acaso este primeiro “não” a Deus, reiterado em cada pecado do homem, que continua a desfigurar o rosto da humanidade? Crianças agredidas, humilhadas e abandonadas, mulheres violentadas e desfrutadas, jovens, adultos, velhos marginalizados, listas intermináveis de exilados e de prófugos, violência e guerrilha em numerosos pontos do planeta, particularmente em nossas cidades com a guerra do tráfico e da droga. Quanto mais densas forem as trevas, mais forte ainda é a esperança do triunfo da Luz surgida na Noite Santa em Belém.

Quanta bondade é feita silenciosamente por homens e mulheres que vivem no dia-a-dia a sua fé, seu trabalho, sua dedicação à família e para o bem da sociedade. Mais: é estimulante o empenho dos que procuram que sejam respeitados, mesmo no âmbito público, quando na singeleza da Manjedoura, somos convidados a dar um não ao aborto, à eutanásia e à cultura da morte, valorizando a cultura da vida.

Jesus somente vai nascer no seu coração, vai fazer parte do seu Natal, se na singeleza da abertura do seu coração, Ele for o principal convidado do seu próprio aniversário. Afinal, há festa de aniversário sem o aniversariante? Sem Jesus não há um autentico Natal!Bom Natal para todos vocês!

Fonte! Catequese Católica - http://www.catequisar.com.br/. Autor! Padre Wagner Augusto Portugal

O Tempo do Advento

1. História do Advento

Não é fácil precisar a história e o primitivo significado do Advento; além disso,as noticias sobre suas verdadeiras origens são parcas .É necessário distinguir elementos que dizem respeito a práticas ascéticas e a outras, de caráter estritamente litúrgico; um Advento que é preparação para o Natal e um Advento que celebra a vinda gloriosa de Cristo ( Advento escatológico). No Oriente, permaneceu quase ignorado um período de preparação ao Natal.

Portanto, o Advento é próprio do Ocidente. São descartadas totalmente as teorias que atribuem o Advento a São Pedro e sua existência aos tempos de Tertuliano e São Cipriano.O testemunho mais antigo encontra-se em uma passagem de Santo Hilário (por volta de 366)que diz:"Sancta Mater Ecclesia Salvatoris adventus annuo recursu per trium septimanarum sacretum spatium sivi indicavit"(CSEL,65,16)"A santa mãe igreja oferece um espaço sagrado de três semanas por ano para a vinda do Salvador".

O duplo caráter do Advento, que celebra a espera do Salvador na glória e a sua vinda na carne,emerge das leituras bíblicas festivas .O primeiro domingo orienta para parusia final,o segundo e o terceiro chamam a atenção para a vinda cotidiana do Senhor; o quarto domingo prepara-nos para a natividade de Cristo ao mesmo tempo fazendo dela a teologia e a história. Portanto, a liturgia contempla ambas as vindas de Cristo, em íntima relação entre si.

2. Espiritualidade do Advento

Toda a liturgia do Advento é apelo para se viver alguns comportamentos essenciais do cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza.

a) A expectativa vigilante e alegre caracteriza sempre o cristão e a Igreja, porque o Deus da revelação é o Deus da promessa, que manifestou em Cristo toda a sua fidelidade ao homem: "Todas as promessas de Deus encontram nele seu sim" ( 2 Cor 1,20). A esperança da Igreja é a mesma esperança de Israel, mas já realizada em Cristo.

Os nossos primeiros irmãos na fé, como atesta a Didaqué, imploravam: "Que o Senhor venha e passe afigura deste mundo. Maranatha. Amém". Assim termina o livro do Apocalipse e toda a escritura:"Aquele que atesta essas coisas diz: Sim! venho muito em breve. Amém! Vem Senhor Jesus. A graça do Senhor Jesus esteja com todos. Amém"(Ap 22,20).

A expectativa vigilante é acompanhada sempre pelo convite à alegria. O Advento é tempo de expectativa alegre porque aquilo que se espera certamente acontecerá. Deus é fiel. A vinda do Salvador cria um clima de alegria que a liturgia do Advento não só relembra, mas quer que seja vivida.O Batista, diante de Cristo presente em Maria, salta de alegria no seio da mãe.O nascimento de Jesus é uma festa alegre para os anjos e para os homens que ele vem salvar (cf. Lc 1, 44.46-47; 2,10.13-14).

b) No Advento, toda a Igreja vive a sua grande esperança. O Deus da revelação tem um nome:"Deus da esperança"(Rm15,13).

Não é o único nome do Deus vivo, mas é um nome que o identifica como "Deus para conosco".O Advento é o tempo da grande educação à esperança: uma esperança forte e paciente; uma esperança que aceita a hora da provação, da perseguição e da lentidão no desenvolvimento do Reino; uma esperança que confia no Senhor e liberta das impaciências subjetivistas e do frenesi do futuro programado pelo homem.

Na convocação ao testemunho da esperança, a Igreja, no Advento, é confortada pela figura de Maria, a mãe de Jesus.Ela que "no céu, glorificada em corpo e alma, é a imagem e a primícia da Igreja...brilha também na terra como sinal de segura esperança e de consolação para o povo de Deusa caminho, até que chegue dia do Senhor" (cf. 2 Pd 3,10).

c) Advento ,tempo de Conversão. Não existe possibilidade de esperança e de alegria sem retornar ao Senhor de todo coração, na expectativa da sua volta.A vigilância requer luta contra o torpor e a negligência; requer prontidão e, portanto, desapego dos prazeres e bens terrenos. O cristão, convertido a Deus, é filho da luz e, por isso, permanecerá acordado e resistirá às trevas, símbolo do mal, pois do contrário corre o risco de ser surpreendido pela parusia.

Esse comportamento de vigilante espera na alegria e na esperança exige sobriedade, isto é, renúncia aos excessos e a tudo aquilo que possa desviar-nos da espera do Senhor.A pregação do Batista, que ressoa no texto do evangelho do segundo domingo do Advento, é apelo para a conversão, a fim de preparar os caminhos do Senhor.

O espírito de conversão , próprio do Advento, possui tonalidades diferentes daquelas relembradas na Quaresma. A substância é essencialmente a mesma, mas, enquanto a Quaresma é marcada pela austeridade da reparação do pecado, o Advento é marcado pela alegria da vinda do Senhor.

d) Enfim, um comportamento que caracteriza a espiritualidade do Advento é o do pobre. Não tanto o pobre em sentido econômico, mas o pobre entendido em sentido bíblico: aquele que confia em Deus e apóia-se totalmente nele. Estes anawîm , como os chama a Bíblia, São os mansos e humildes , porque as suas disposições fundamentais são a humildade, o temor de Deus, a fé.

Eles são objeto do amor benévolo de Deus e constituem as primícias do "povo humilde"( cf. Sf 3,12) e da "Igreja dos pobres" que o Messias reunirá. Jesus proclamará felizes os pobres e neles reconhecerá os herdeiros privilegiados do Reino, ele mesmo será pobre. Belém, Nazaré, mas sobretudo a cruz, são diversas formas com que Cristo manifestava-se como autêntico "pobre do Senhor". Maria emerge como modelo dos pobres do Senhor, que esperam as promessas de Deus, confiam nele e estão disponíveis, com plena docilidade, à atuação do plano de Deus.

Fonte! Catequese Católica - http://www.catequisar.com.br. Autor! Padre Gian Luigi Morgano

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Fraternidade Universal


O matrimônio cristão baseia-se no gênero. O casal que se une por este vínculo é composto de homem e mulher, mutuamente complementares e capazes de gerar vida nova.

O amor conjugal tem sua base na natureza masculina e feminina. O sacramento une ambos por um vínculo indissolúvel. Como consequência brota a fidelidade de ambos a este amor único e exclusivo. Só ele é conjugal e só ele pode ser confirmado pelo sacramento. O que Deus uniu o homem não separa.

Mas este amor não é o único que existe entre as pessoas humanas. Dele brota o amor de pai e de mãe. Trata-se de um amor diferente, de responsabilidade, de educação, de carinho. Além disso, o amor conjugal não isola o casal nem a família num gueto. Cristo nos vem ensinar que o próximo é todo ser humano, que necessita de nosso afeto e de nossa ajuda. Veio alargar o horizonte do amor fraterno para a humanidade inteira, superando todas as barreiras de raça, cultura, nação, gênero, idade, religião...

O quinto mandamento da Lei de Deus manda preservar a vida humana. É formulado de modo absoluto: não matar. Nosso Senhor, encarnando-se, solidarizou-se com todo homem. Vem trazer algo de novo, até diria inaudito. Põe como base do relacionamento humano a misericórdia e o perdão. Manda amar os inimigos, fazer o bem e emprestar sem nada esperar em troca. E desafia seus discípulos que, se amarem somente os que os amam, não merecem recompensa especial. Isso também os pecadores fazem (cf. Lc 6,32).

O novo do Evangelho é o amor universal. Não basta não matar. É preciso amar. O quinto mandamento é sublimado: “amai-vos como eu vos amei”. E logo acrescenta, mandando rezar com este compromisso: “perdoai-nos assim como nós perdoamos”.

Todo este discurso seria incompreensível se não brotasse dos lábios do Salvador. Por isso Ele o dirige não aos afastados, mas aos que o seguem: “A vós que me escutais eu digo”(Lc 6,27). Sabe que pode contar conosco e fazer exigências que, sem o amor, que derrama em nossos corações pelo Espírito Santo, seriam impraticáveis e até inconcebíveis. S. Paulo, explicitando esta atitude, diz que tal como é o homem celeste assim também serão as pessoas celestes (cf 1 Cor 15,48).

A partir do Evangelho, ao qual aderimos pela fé e no qual fomos confirmados pela graça, amor de Deus derramado pelo Espírito Santo em nossos corações, somos instados a criar, no mundo, uma civilização do amor. Somos certamente desafiados de todos os lados. Facilmente caímos na tentação, que se traduz pela lei de talião: olho por olho e dente por dente. É mais humano ferver no ódio e reivindicar justiça, que se traduz por vingança, do que perdoar e reconciliar-se. Mas a verdade cristã, que verdadeiramente liberta, é que, com a medida com que medirmos os outros, seremos medidos também nós (cf Lc 6,38).

É certo que a misericórdia e o perdão, preconizados pelo Evangelho, não são humanos. São divinos. Mas não são igualmente desumanos. Pelo contrário: o Filho de Deus, fazendo-se homem, tornou a misericórdia também um apanágio da humanidade redimida: “sede misericordiosos como vosso Pai Celeste é misericordioso”(Lc 6,36). Sabemos, por experiência na condução das almas, que o perdão é a melhor e, muitas vezes, a única terapia para muitas doenças que, no fundo, são somatizações de ódio e desavenças não superadas. Tendo sofrido alguma injustiça ou contratempo, não se conseguiu passar por cima. A ferida, aberta pelo sentimento tenebroso do ódio, se vai aprofundando. Nenhum fármaco é capaz de curá-la. Somente o perdão, dado de todo coração. Perdão é vida nova e, para dizer tudo, é viver a presença do amor de Deus. É conhecer Deus por experiência.

Fonte! Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS). Edição do dia 16 de dezembro de 2010, por Dom Dadeus Grings, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre (foto), na coluna A Voz do Pastor - http://www.jornaldocomercio.com.br/.

Programação na matriz e capelas


Prezados Paroquianos e Devotos! Eis a programação na Igreja Matriz e nas Capelas:

> Dia 18 de dezembro - sábado: COLETA DA EVANGELIZAÇÃO
- às 17h30min - Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz.

> Dia 19 de dezembro - domingo: COLETA DA EVANGELIZAÇÃO
- às 8h30min - Santa Missa na Capela Santa Rita de Cássia, na Vila Torotama;
- às 8h30min - Celebração na capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 10h - Santa Missa com batizados na Igreja Matriz;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz.

> Dia 22 de dezembro - quarta-feira:
- às 19h - Santa Missa com encerramento da Novena de Natal na Igreja Matriz.

> Dia 24 de dezembro - sexta-feira:
- às 20h - Santa Missa de Natal na Igreja Matriz.

> Dia 25 de dezembro - sábado:
- às 17h30min - Santa Missa de Natal na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 19h - Santa Missa de Natal na Igreja Matriz;

> Dia 26 de dezembro - domingo:
- às 17h30min - Santa Missa de Natal na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 10h - Santa Missa de Natal na Igreja Matriz
- às 19h - NÃO HAVERÁ SANTA MISSA NA IGREJA MATRIZ.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Discurso de Formatura da Medicina!

Discurso de Formatura da Medicina!

Maravilhoso!

Não poderia ser mais feliz esse aluno escolhido. Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da PUC-PR /2010.

Boa noite a todos!Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!

Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.

Que médico mais excelente poderia existir?

Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.

Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.

Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu!

Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia muito tempo! Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças,porque delas é o reino de Deus!”

Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.

Jesus é o primeiro oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.

Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer: “Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4dias.

Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento? O poder de seu amor.

Jesus também é o maior psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!

Deus também é o melhor ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando ele disse a um homem coxo:“Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!

A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.

Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.

Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo?

O negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!

O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes! Ele fez isso por nós!

Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!

No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!

O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver!Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus anão ser por Ele.Seu nome é Jesus.

A este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!

Fonte! Desconhecemos o autor.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Programação na matriz e capelas

Prezados Paroquianos e Devotos. Eis a programação a partir de hoje, na Matriz e nas Capelas:

> Dia 8 de dezembro - quarta-feira (Dia ne Nossa Senhora da Conceição. Ver postagem anterior):
- às 19h - Santa Missa com bênçãos na Matriz.

> Dia 11 de dezembro - sábado - Dízimo:
- às 15h - primeiro encontro com os vocacionados na Matriz;
- às 17h30min - Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 19h - Santa Missa na Matriz.

> Dia 12 de dezembro - domingo - Dízimo:
- às 8h30min - Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 10h - Santa Missa na Matriz;
- às 19h - Santa Missa na Matriz.

> Dia 16 de dezembro - quinta-feira (não vai ser rezada Santa Missa no dia 15):
- às 19h - Santa Missa em honra a Santa Hedviges, com bênção dos pães.

Hoje é Dia de Nossa Senhora da Conceição!


Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646, declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro.

Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Não foi D. João IV o primeiro monarca português que colocou o reino sob a proteção da Virgem; apenas tornou permanente uma devoção, a que os nossos reis se acolheram algumas vezes em momentos críticos para a pátria.

D. João I punha nas portas da capital a inscrição louvando a Virgem, e erigia o convento da Batalha a Nossa Senhora, como o seu esforçado companheiro D. Nuno Alvares Pereira levantava à Santa Maria o convento do Carmo. Foi por provisão de 25 de Março, do referido ano de 1646, que se mandou tomar por padroeira do reino Nossa Senhora da Conceição.

Comemorando este fato cunharam-se umas medalhas de ouro de 22 quilates, com o peso de 12 oitavas, e outras semelhantes, mas de prata, com o peso de uma onça, as quais foram depois admitidas por lei como moedas correntes, as de ouro por 12$000 réis e as de prata por 600 réis.
Segundo diz Lopes Fernandes, na sua "Memória das Medalhas", que António Routier foi mandado vir de França, trazendo um engenho para lavrar as ditas medalhas, as quais se tornaram excessivamente raras, e as que aquele autor numismata viu cunhadas foram as reproduzidas na mesma Casa da Moeda no tempo de D. Pedro II.

Acham-se também estampadas na História Genealógica, tomo IV, tábua EE. A descrição é a seguinte: JOANNES IIII, D. G. PORTUGALIAE ET ALGARBIAE REX – Cruz da ordem de Cristo, e no centro as armas portuguesas. Reverso: TUTELARIS RE­GNI – Imagem de Nossa Senhora da Conceição sobre o globo e a meia-lua, com a data de 1648, e nos lados, o Sol, o espelho, o horto, a casa de ouro, a fonte selada e arca do santuário.

O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis. A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI sintetiza o culto que em Portugal sempre teve essa crença antes de ser dogma.

Em 8 de dezembro de 1904, lançou-se em Lisboa solenemente a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinqüentenário da definição do dogma. Ao ato, a que assistiram as pessoas reais, patriarca e autoridades, estiveram também representadas muitas irmandades de Nossa Senhora da Conceição, de Lisboa e do país, sendo a mais antiga a da atual freguesia dos Anjos, que foi instituída em 1589.

No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição.

Fonte do texto e foto! http://www.velhosamigos.com.br/.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Santa Missa de domingo passa para as 19h

Prezados paroquianos e devotos

A partir do primeiro domingo de dezembro e enquanto persistir o horário de verão, a santa missa, rezada aos domingos, passará das 18h para às 19h.

Atenciosamente

Padre Carlos - Pároco

Programação deste final de semana

Prezados Paroquianos e Devotos

Eis a programação deste final de semana na Matriz e nas Capelas:

> Dia 03 de dezembro - sexta-feira:
- às 18h - Adoração do Santíssimo na Matriz;
- às 19h - Santa Missa na Matriz - primeira sexta-feira do mês.

> Dia 04 de dezembro - sábado:
- às 17h30min - Celebração na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 19h - Celebração na Matriz.

> Dia 05 de dezembro - domingo:
- às 8h30min - Santa Missa na Capela Santa Rita de Cássia, na Vila Torotama;
- às 8h30min - Celebração na Capela Nossa Senhora das Graças, no Jardim Porto Alegre;
- às 10h - Santa Missa com batizados na Igreja Matriz;
- às 19h - Santa Missa na Igreja Matriz.

Dizimistas aniversariantes do mês de Dezembro

Damos graças e felicitações aos dizimistas aniversariantes do mês de dezembro. Que a paz, a alegria, a saúde sempre te acompanhe, com a graça de Deus. Eis os aniversariantes:

> Adiles Domingues - dia 02
> Ana Flávia Oliveira Charão - dia 17
> André - dia 22
> Ângela - dia 27
> Celi Cunha - dia 14
> Claudia Rejane - dia 31
> Deolmar Soares Bueno - dia 03
> Dinara Dornfeld - dia 11
> Eliseu - dia 01
> Everton Souza - dia 19
> Glaé Lopes dos Santos - dia 24
> Gabriel Muller Levandovski - dia 11
> Ione Maria Kunzler - dia 30
> Iara Brum - dia 15
> Ivone Maria da Rocha - dia 27
> Jorge Castro - dia 24
> Jonlee Nunes da Silva - dia 20
> Laura Bedim - dia 23
> Laurita Lima - dia 30
> Lorvani - dia 17
> Maria Ivone Rodrigues - dia 24
> Maria de Fátima - dia 01
> Marilei - dia 18
> Mauro Oliveira - dia 23
> Padre Carlos - dia 14
> Raimundo Agliardi - dia 30
> Rosangela Silva - dia 11